Fórum de Usuários do SIGA

Funcionalidade Arquivo Corrente

Funcionalidade Arquivo Corrente

by Mandrado Silva dos Santos -
Number of replies: 4

Olá,


Sobre a Funcionalidade Arquivo Corrente, nós estamos enfrentando uma situação aqui que gera muita dúvida.

É muito comum a transferência de um militar de uma unidade para outra.

Ocorre que quando vamos trocar a unidade do militar, somos impedidos por haver documentos pendentes:

"A unidade da pessoa não pode ser alterada, pois existem documentos pendentes"

Como solução, temos algumas opções:

  1. desarquivar e tramitar para a mesma unidade para que outra pessoa arquive.
  2. inativar o usuário (ou deixar como está) e criar outro usuário na nova unidade.
  3. criar uma unidade de arquivamento.
    1. Porém essa opção gera outro problema, o documento fica pendente no usuário até que outra pessoa receba o documento (e normalmente não há ninguém no arquivamento).

Portanto qual é a forma correta?

É possível existir um arquivamento corrente na unidade em que não amarre o usuário que fez o arquivamento?



In reply to Mandrado Silva dos Santos

Re: Funcionalidade Arquivo Corrente

by ÉRICA DA SILVA PASCOAL -

Prezado,

Os documentos em arquivo corrente pertencem à lotação e não ao usuário. Quando o usuário muda de lotação só terá acesso a esses documentos  pelo cadastro de substituição.

Uma vez arquivado o documento, não há pendência e isso não deveria ser impedimento para a transferência de lotação.

Se esse impedimento estiver ocorrendo, a sugestão é que seja aberto um chamado interno para verificação pela TI de vocês.

A orientação da TI do TRF2 no caso de uma relotação é:

1.  Caso a futura lotação já exista, os usuários que sofrerão a relotação devem, momentos antes da relotação ser feita, tramitar seus documentos que ainda estão em andamento para a futura lotação.

2.  Caso a lotação não exista, ela deve ser criada vazia e realizado o passo 1.


In reply to ÉRICA DA SILVA PASCOAL

Re: Funcionalidade Arquivo Corrente

by Mandrado Silva dos Santos -

Olá Erica,

Obrigado pelos esclarecimentos.

É exatamente o que está acontecendo, quando um do documento é arquivado, não estamos conseguindo movimentar o pessoa. 

Somente conseguimos fazer isso após remover todos os documentos do arquivamento e tramitar para outras pessoas. E mais, somente após outra pessoa receber os documentos é que efetivamente consegui tramitar.

Vamos abrir chamado para nosso departamento responsável.

In reply to Mandrado Silva dos Santos

Re: Funcionalidade Arquivo Corrente

by JOÃO LUIS MOREIRA DE OLIVEIRA -
Mandrado. É importante saber qual a versão que está ocorrendo isso. Lembro sempre a todos os órgãos que recomendamos fortemente que a carga de usuários, lotações seja realizada pelo sincronismo do XML. É isso que fazemos aqui no TRF2. A outra funcionalidade embutida dentro do SIGA e desenvolvida por um dos nossos parceiros constantemente vem sendo aprimorada por eles mas pode ainda não ter todas as características que o sincronismo tem.

Isso deve está ocorrendo porque na versão que vocês estão utilizando a mudança de usuário da lotação não deve estar criando o histórico corretamente na tabela DpPessoa. O comportamento padrão é:

Funcionário João pertence a Lotação "SECRETARIA GERAL". Em 10/09 ele será transferido para a Lotação "SEÇÃO DE CADASTRO". Como o sincronismos age

O sincronismo procura na tabela DpPessoa a ultima linha do João com data_fim_pessoa = NULL. Esta linha aponta para o ID da Lotação "SECRETARIA GERAL". O sincronismo identifica essa linha  preenche o campo DATA_FIM_PESSOA com a data de 10/09 e cria uma outra linha nessa mesma tabela com as informações do João, com DATA_INICIO_PESSOA = 10/09 , DATA_FIM_PESSOA = null e ID da lotação "SEÇÂO DE CADASTRO".

Veja se isto que está ocorrendo no procedimento que vocês utilizam. Esse é o comportamento correto, mas não posso afirmar que as telas de cadastros de pessoa respeitam 100% esse comportamento, já que esse recurso não é o recurso padrão e recomendado pelo TRF2.